Instituto das Irmãs Franciscanas da

Penitência e Caridade Cristã

Conheça nossa históriaConheça Nossa História

Acompanhamento Vocacional

ETAPAS DE FORMAÇÃO

Aquelas que desejam consagrar suas vidas a Deus, em nossa Congregação, entram no processo de formação, discernindo sua vocação nas diversas etapas:

SAV (Serviço de Animação Vocacional). Esta é a primeira etapa do processo formativo para quem deseja descobrir o projeto de Deus para sua vida. A jovem aprofunda sua vocação batismal e reflete sobre os diversos caminhos pelos quais pode seguir Jesus Cristo. O acompanhamento acontece na comunidade paroquial onde reside, e a jovem ainda mora com sua família. Participa de grupos, movimentos ou pastorais da Igreja; de encontros e retiros vocacionais; faz visitas periódicas a uma das casas das Irmãs, a fim de criar laços e conhecer a vida e missão das Irmãs Franciscanas. Este acompanhamento externo tem duração, mínima, de um ano.

Aspirantado é um período em que a jovem, residindo numa comunidade da Província, inicia a formação a fim de fazer experiência de grupo e conhecer a Congregação. Nesta etapa, a jovem é acompanhada por uma Irmã indicada pelo Conselho Provincial em seu processo de discernimento vocacional, com duração de, no mínimo, um ano.

Postulado é o período que antecede o Noviciado. Neste tempo a postulante aprofunda o conhecimento de si mesma e os fundamentos da fé cristã. Faz a descoberta progressiva e busca a identificação com o carisma e a missão da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã. O Postulado tem a duração de um ano, podendo prolongar-se para dois anos.Noviciado é o tempo em que a noviça começa a Vida Religiosa na Congregação. Aprofunda o processo de discernimento vocacional na vivência comunitária e na pertença à Congregação, comprometendo-se com o seu carisma. Faz uma profunda experiência de Deus, no seguimento radical a Jesus Cristo, fundamento de sua Consagração e Missão. O tempo do Noviciado tem duração de dois anos.

Juniorato é o tempo compreendido entre a Profissão Temporária e a Profissão Perpétua. Nesta etapa a Irmã Juniorista consolida sua vocação e os valores da Vida Religiosa Franciscana, inserindo-se na vida em comunidade e na missão da Província, com participação ativa e corresponsável. Desta forma, o juniorato caracteriza- se pela busca de equilíbrio entre a vida religiosa e a formação profissional na vida acadêmica, no serviço apostólico e na identificação do carisma pessoal com o carisma e o projeto da Congregação.

Formação Continuada é o período da Consagração Religiosa, contemplada a partir da Profissão perpétua até o fim da vida. Tem como finalidade a continuidade do processo de crescimento global da pessoa. Cada pessoa consagrada seja formada para a liberdade de aprender ao longo de toda a sua vida, em cada idade e época, na realidade em que se encontra.